Artigos

O SOFRIMENTO COMO RESULTADO DE EMARANHAMENTOS SISTÊMICOS

Escrito por: Ana Lucia Braga

Data: 21 de February de 2009 às 16:15h

Constelação Sistêmica Familiar, transformadora e polêmica abordagem terapêutica de nossa época, tem paradigmas sustentados por teorias científicas de vanguarda, tais como o modelo dos Campos Morfogenéticos de Ruppert Sheldrake.

Leia mais

O TIO AVÔ OU O JOVEM E A MORTE NA BICICLETA

Escrito por: Ana Lucia Braga

Data: 21 de February de 2009 às 15:30h

Contarei a história de um rapaz de 19 anos, saudável, esportista, inteligente. Os acidentes o acompanharam durante toda sua vida. Quebrou pernas, braços, machucou rosto... a bicicleta sempre foi sua companheira nestas ocasiões. Atualmente, além da bicicleta, tem outros companheiros como maconha, “bala”, etc.; “mas só um pouco”, segundo ele. Os pais se desesperam, querem salvá-lo.

Leia mais

OLHANDO PARA A FAMÍLIA DE ORIGEM

Escrito por: Ana Lucia Braga

Data: 21 de February de 2009 às 16:16h

Sofrimentos por experiências traumáticas, por interpretação equivocada em relação à vida e às experiências vividas, pelo desejo do atendimento às necessidades de acordo com o que nos dá ou daria mais prazer e menos desprazer, pela incompreensão do inconsciente humano em relação à palavra não..., entre inúmeros outros motivos.

Leia mais

AS DOENÇAS E A CONSTELAÇÃO FAMILIAR

Escrito por: Ana Lucia Braga

Data: 02 de December de 2009 às 21:40h

As doenças são vistas como algo de anormal que ocorre no organismo. Algo que interfere nas funções corporais, mentais e sociais. É de concordância que as doenças sofrem influências de fatores internos e externos ao organismo. Há disposição genética para doenças, assim como fatores psicológicos e socioculturais, que envolvem a sociedade e a família. Dentro da perspectiva familiar, falaremos das questões sistêmicas, ligadas à visão das Constelações Familiares.

Leia mais

PERTENCIMENTO: PERMANECER NA INFÂNCIA OU TORNAR-SE ADULTO DIANTE DA FAMÍLIA DE ORIGEM

Escrito por: Ana Lucia Braga

Data: 21 de February de 2009 às 16:18h

O sentimento de pertencimento é considerado como básico em todas as abordagens que tratam do ser humano. Fazer parte é essencial à própria sobrevivência da espécie e isso nos remete aos primórdios, ao tempo das cavernas, quando era vital participar do grupo para a continuidade do próprio grupo. Os desgarrados sempre foram presas fáceis para os predadores...

Leia mais

CATEGORIAS

Artigos (42)
Textos de Alunos (6)
(0)